domingo, 19 de agosto de 2007

O Polvo Azul


Há alguns anos um presidente do Sporting, Dias da Cunha, lançou um anátema sobre o futebol português que o tornou alvo de chacota, o sistema.

Sou Benfica, o Sporting é o rival do Glorioso, está estacionado do lado de lá da 2ª Circular mas não tenho por esse clube a azia que o FC Porto me faz e a razão é só uma: o Sistema.

Cresci a ver árbitros como José Pratas a fugirem dos jogadores do Porto quando era tomada alguma decisão que desagradava; o filho do Francisco Silva, árbitro de Faro, estudava num colégio na Cidade do Porto, como despesas pagas pelo FC Porto; Calheiros, árbitro de Braga, teve férias pagas pelo mesmo clube, com direito a factura na televisão e tudo; etc, etc, etc।


O PGR, nua atitude de inteligência rara naquele órgão, indicou Mª José Morgado para liderar a investigação ao futebol. Fê-lo de forma célere mas ruidosa (como é normal na pessoa em causa), como informação e contra-informação nos media, mas com resultado na acusação do presidente do FC Porto.

Nos últimos dias apareceu um contra-ataque dos defensores do status quo, na forma de um dossier anónimo, escrito em estilo ressabiado e, ao que esta a transparecer, sem ponta de credibilidade। Conversava ontem com um amigo meu sobre a decisão de Pinto Monteiro de abrir inquérito àquelas acusações, que dizia que a PGR estava a gastar dinheiro dos contribuintes com acusações balofas sem credibilidade, discordo totalmente! A melhor decisão foi a que foi tomada। Há quem acuse? Investigue-se, o resultado – caso seja aquele em que acredito – será a cada vez maior describilização do presidente do FC porto e dos seus compagnons de route. Conselho a Pinto da Costa: quando se está num buraco o melhor a fazer é parar de cavar…


No entanto, o caminho ainda está no início:



  • O que aconteceu ao Juiz Desembargador Mortágua, que alegadamente deu abrigo a Pinto da Costa e à companheira de então quando fugiram de Portugal na sequência da violação do segredo de Justiça?

  • O que está a justiça desportiva a fazer neste caso?

  • Como é possível que uma personagem como Lourenço Pinto seja Presidente da AF Porto?

  • Como é possível que Valentim Loureiro esta em cargos na Liga?

  • A que se referia o presidente do Benfica na entrevista da SIC, do dia 14 de Agosto de 2007, quando dizia que ia falar sobre o dinheiro de Pinto da Costa?

Estas são algumas das questões que o país precisa de ver respondidas imediatamente. Estas personagens foram, nos anos ’80, deificadas como portugueses de sucesso. Infelizmente os ídolos deste país têm quase todos pés de barro…

FG

Sem comentários: